O super valor do esforço

o super valor do esforço

Entre a pessoa que hoje somos e a pessoa que queremos ser, existe um intervalo de tempo que não pode ser ditado por outra pessoa do que pelo próprio indivíduo em questão. E é preciso entender que neste fluxo de tempo, que é muito mais emocional do que cronológico, passamos a maior parte do tempo deixando de ser quem não queremos mais ser para somente depois nos tornarmos quem estamos buscando ser. Deixamos de ser para depois ser. Este é o movimento da mudança interna, e este caminho precisa ser compreendido e ao mesmo tempo agradável e reconhecido.

Mas percebi nestes últimos anos que este caminho nem sempre é fácil de ser compreendido. Temos dificuldade de percorrer. Temos dificuldade de valorizar os passos que estamos dando. Quando “chegamos lá” o “lá” não está mais “lá”. Ele se move e isto dá dinamismo à vida! Mas é preciso reconhecer que um dia nós desejamos estar onde estamos. Isto não é uma regra, obviamente, afinal a vida pode nos levar para locais dos quais não gostaríamos de estar. Mas em um panorama de escolhas conscientes e atitudes, a grande maioria dos locais onde estamos um dia foram desejados. Reflita o quanto da sua vida, no tempo presente, já foi desejada no passado. E você comemora isto? Reconhece?

Acredito que um dos pontos que dificulta este reconhecimento seja o hábito do ser humano valorizar o esforço de forma exagerada. É claro que o esforço tem valor e todos nós temos orgulho de termos nos esforçado para algo que conquistamos. Portanto, antes de mais nada, quero deixar claro que reconheço o valor do esforço. Porém, ele não pode ser maior do que o valor da conquista. No meu ponto de vista, a vitória é sempre maior do que o esforço. E nós vivemos em um modelo social onde o esforço é sempre admirável. Comemoramos o esforço e esquecemos de comemorar as conquistas. Temos orgulho do esforço e diminuimos a importância da vitória.

A pessoa que chega no meu escritório alegando que está cansada de sofrer, que não quer mais se esforçar tanto para uma vida melhor, é a mesma que valoriza os demais pela quantidade de suor derramado.
O problema é que quando valorizamos o esforço, tendemos a dificultar a vida para que assim ela possa continuar necessitando de tamanha dedicação e energia nas soluções dos dilemas.

Ser feliz é simples, mas ser simples é muito difícil. De forma geral, todo ser humano busca uma vida mais simples (que é diferente de uma vida simplória), mas não se dá conta de que ao valorizar o esforço, fica na contramão de uma vida simplificada. Que esforço contaremos ao conseguirmos simplificar o nosso dia a dia? Esta é a questão que você precisa entender para abrir sua mente ao novo e assim conseguir uma vida mais satisfatória.


  • o super valor do esforço


Buscar

Arquivos

Confira
no canal
youtube

Acessar